Comunicação social/Guiné-Bissau e Gâmbia adotam Plano de Acção Bilateral para biénio 2026-2027
(ANG) – A Guiné-Bissau e a Gâmbia, adotaram, quarta-feira, em Banjul, um Plano de Ação bilateral para o biénio 2026-2027, no âmbito da visita de amizade e trabalho que o ministro da Comunicação Social guineense, Abduramhane Turé efectuava àquele país vizinho.
A informação foi avançada pela Embaixada Guiné-Bissau na Gâmbia, na sua página de Facebook.
O plano visa operacionalizar o Memorando de Entendimento acordado em Maio de 2025, solidificando os laços institucionais no domínio da comunicação social e da informação entre os dois países.
O primeiro pilar do plano de acção foca-se no intercâmbio de conteúdos informativos, culturais e educativos, visando a diversificação das grelhas de programação e uma maior cobertura regional.
Para o efeito, serão estabelecidos mecanismos para a troca contínua de produções radiofónicas e televisivas entre a RDN, a TGB e a GRTS.
Paralelamente, o plano consagra um canal direto para o fluxo de despachos e fotografias entre as agências noticiosas ANG e Gambia News Agency, além de instituir o princípio de reciprocidade editorial na imprensa escrita, com secções dedicadas nos jornais Nô Pintcha e Gambia Daily.
No que concerne ao reforço do capital humano, o plano estratégico prioriza a capacitação profissional e o intercâmbio técnico entre os quadros de comunicação social, dos dois Estados.
Estão ainda previstas ações concertadas que incluem a organização de workshops em produção multimédia, gestão de plataformas digitais e marketing para os profissionais do setor.
Para garantir a sustentabilidade desta cooperação e a superação das barreiras linguísticas, o documento calendariza também programas de estágios bilaterais de curta e média duração, a par de ações de formação especializada em tradução.
Por último, o terceiro eixo estrutural incide na modernização tecnológica e na transição digital das infraestruturas mediáticas estatais.
O plano foi autenticado com assinaturas do Inspetor da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Ansumane Cassamá.
Da parte gambiana assinou Cordou L. Jabang Secretaria Permanente do Ministério da Informação, Media e Serviços de Radiodifusão da Gâmbia.
No plano radiofónico e televisivo, o foco orienta-se para a migração para plataformas IP (streaming), otimizando os custos operacionais e expandindo o alcance das transmissões da RDN e da TGB.
No domínio da imprensa e do arquivo, o compromisso estende-se à digitalização integral e à salvaguarda do acervo histórico do Jornal Nô Pintcha, bem como à implementação de novas ferramentas digitais para agilizar os processos editoriais e de distribuição da Agência de Noticias da Guiné.
Para garantir a cabal execução jurídica e técnica do plano, foi instituída uma Comissão Técnica que se reunirá trimestralmente via videoconferência, complementada por relatórios de progresso semestrais a submeter às respetivas tutelas governamentais.
A jornada ministerial matinal de quarta-feira, foi integralmente dedicada a uma agenda de diplomacia pública, com visitas guiadas às principais infraestruturas de media gambianas, incluindo as instalações da operadora privada QTV, da rádio estatal GRTS, do jornal Daily Observer, da Start TV e do Departamento de Informação local.
O périplo permitiu à delegação guineense aferir os progressos tecnológicos e os modelos de gestão aplicados no país anfitrião. ANG/ÂC//SG