Governo inicia desembolso mensal de fundos provenientes da Taxa Audiovisual destinados à imprensa pública
(ANG) – O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Usna António Quadé afirmou que o Governo já começou o desembolso mensal dos apoios financeiros provenientes da taxa audiovisual destinados aos diferentes órgãos de comunicação social do país.
O anúncio foi feito, sexta-feira, por Usna António Quadé, na abertura do Workshop de Sensibilização da Televisão da Guiné-Bissau (TGB), realizado sob o lema “Televisão é Você, Televisão i Abo”.
Na sua intervenção, António Quadé recordou a história da TGB, cujo início remonta ao final da década de 1980, destacando o papel desempenhado pela estação televisiva na disseminação da informações ao longo de mais de três décadas.
“A TGB deu um grande impulso à divulgação de informações através de imagens do quotidiano das nossas populações e das ações levadas a cabo pelos sucessivos governos durante mais de três décadas da sua existência”, afirmou.
No evento, o ministro da Comunicação Social, Abdurahamane Turé, assegurou existir vontade política do Governo para trabalhar em estreita articulação com parceiros nacionais e internacionais e todos os profissionais do setor, na busca de soluções concretas para os problemas que afetam a televisão pública.
O titular da pasta da Comunicação Social se comprometeu a promover um diálogo permanente com os trabalhadores, valorizar os recursos humanos, defender melhores condições laborais, incentivar a modernização tecnológica e mobilizar esforços para que a Televisão da Guiné-Bissau disponha de meios necessários para cumprimento, pleno da sua missão de serviço público.
Turé reconheceu que os desafios são grandes e que não existem soluções imediatas, mas manifestou a confiança de que, com união, sentido de responsabilidade e compromisso coletivo, será possível dispor de uma estação de televisão mais preparada para responder às exigências atuais.
O governante manifestou ainda o desejo de que o workshop não seja apenas um espaço de diagnóstico das dificuldades, mas sobretudo um ponto de partida para a definição de caminhos e compromissos capazes de devolver esperança aos profissionais do setor e reforçar a confiança dos cidadãos guineenses.
Por sua vez, a Diretora-geral da Televisão da Guiné-Bissau, Mónica Buaro da Costa, destacou a importância da realização do encontro como um espaço de diálogo e sensibilização em torno da TGB, e diz que visa a identificação de soluções conjuntas entre o Governo, parceiros estratégicos e a sociedade em geral para os problemas enfrentados pela estação pública.
O workshop com a duraçáo de um dia, reuniu membros do Governo, jornalistas e técnicos da TGB que debateram os temas: “Média Pública no Contexto da Democracia Representativa”, “Televisão e Redes Sociais: Concorrência ou Complementaridade?”, “Qualidade e Credibilidade da Informação no Contexto Atual”, “Aceleração da Transição para a Televisão Digital Terrestre na Guiné-Bissau” e “A Televisão como Moeda de Troca: Financiamento, Sustentabilidade e Independência Editorial”. ANG/RDN